Concursos
Concurso Receita Federal: quais são os cargos do órgão?
Compartilhe:
Um novo concurso Receita Federal deve ficar no radar dos concurseiros, após recentes movimentações do processo que trata da abertura de uma nova seleção.
No entanto, podem ainda existir muitas dúvidas sobre a estrutura do órgão, em especial sobre os cargos que fazem parte da Receita Federal.
Por isso, nesta matéria, você saberá sobre quais são os cargos que estruturam o órgão e quais as chances de um novo concurso público para cada. Confira:
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área de Tribunais.
Quais são os cargos da Receita Federal
Atualmente, de acordo com o portal da Transparência da Receita Federal, o órgão é formado por três carreiras: Analistas Tributários, Auditores Fiscais e carreira Administrativa.
No momento, a quantidade de cargos ocupados por cada uma das carreiras se encontra no seguinte patamar:
- Auditores Fiscais: 8.061
- Analistas Tributários: 6.080
- Administrativos: 3.941
No entanto, não se engane com o número. A estimativa é de que há 22 mil cargos vagos na Receita Federal, sendo por volta de 12 mil de Auditores e 10 mil de Analistas.
Além disso, apesar de existir no quadro de pessoal da Receita Federal um quadro para Administrativos, não há previsão de novo concurso público para a carreira.
O concurso Receita Federal abrange os cargos de Auditores Fiscais e de Analistas Tributários. Para a carreira administrativa, o concurso público que trata sobre o preenchimento dos cargos é o concurso ATA, cujo último ocorreu em 2014.
Em 2020, foi realizado um concurso para 1.270 vagas para a carreira, mas ele não foi aceito. Não há informações sobre um novo pedido ter sido realizado para o concurso ATA.
O pedido atual do concurso Receita Federal possui a seguinte divisão de vagas:
- 230 vagas para Auditor-Fiscal; e
- 469 vagas para Analista-Tributário
Os requisitos básicos para preencher os cargos são os seguintes:
Auditor-Fiscal: possuir curso superior concluído, em nível de graduação.
Analista-Tributário: o cargo de analista, conforme o último edital publicado em 2012, exigiu nível superior em informática ou em qualquer área de formação (geral).
Os candidatos disputam as vagas oferecidas em quatro áreas de especialização: Aduana, Política e Administração Tributária, Auditoria e Tributação e Julgamento.
Resumo
- Situação: concurso Receita Federal solicitado
- Vagas: 699 solicitadas
- Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
- Banca: não definida
- Escolaridade: Ensino Superior
- Cargo: auditor fiscal federal e analista
- Link do último edital
Direção Concursos